Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Aleibras age fora da lei e exige respeito!

O Direito de Resposta que esta repórter blog publica a pedido de leiloeiros ligados ao dono da Vip Leilões, Vicente de Paulo Albuquerque Costa Filho, é tão esdrúxulo quanto a entidade ilegal que ele fundou e preside, a Aleibras – Associação da Leiloaria Oficial do Brasil

Publicado por Edna Santos
há 4 anos
Vou representar contra o dono da Vip Leilões, Vicente de Paulo, por ele ter fundado a Aleibras, pois a legislação impede o leiloeiro de integrar quaisquer associações. Quem afirma e o deputado federal Celso Russomanno (PRB/SP). Para ele, leiloeiro que diz não exercer relação de consumo na profissão precisa conhecer a lei

Irritados com a grande repercussão alcançada pela reportagem “Máfia de Leiloeiros se Alastra pelo Brasil” – a matéria já teve mais de 52 mil visualizações no Facebook , mais de mil compartilhamentos e quase 300 comentários endossando as denúncias –; pregoeiros de diversas regiões do Brasil dispararam dezenas de e-mails a esta repórter “exigindo” Direito de Resposta. Ele está publicado abaixo.

Os pedidos vieram “embasados” por notificações extrajudiciais e provêm de profissionais que rezam pela cartilha do dono da Vip Leilões, Vicente de Paulo Albuquerque. A Vip encabeça o ranking das empresas acusadas de lesar o consumidor; seguida pela Loop e o Palácio dos Leilões. Vicente de Paulo é fundador e presidente da Aleibras – Associação da Leiloaria Oficial do Brasil, uma entidade clandestina, ilegal.

A existência da Aleibras fere frontalmente o Decreto 21.981, de 1932, que regulamenta a profissão. De acordo com o parágrafo 2º, do artigo 36 desse decreto – ele continua em vigor –, o leiloeiro é proibido de constituir sociedade de qualquer espécie ou denominação. E se assim o fizer, deverá ser destituído da categoria. Pelo menos até a edição desta matéria, as legislações subsequentes não haviam alterado tal proibição.

Os leiloeiros citados na reportagem que culminou no pedido de Direito de Resposta são acusados por arrematantes de veículos, de venderem carros clonados, com bloqueios judiciais, chassis remarcados, dívidas em aberto, dentre outras fraudes. As denúncias de centenas de vítimas podem ser verificadas em sites da web, a exemplo do Reclame Aqui; Delegacias de Defesa do Consumidor, Procons e Ministério Público do Brasil inteiro.

Quando os leilões de veículos obedecem aos ditames das leis, são uma excelente opção para quem quer comprar carros até 60% mais barato que o preço praticado no mercado convencional. Mas alguns leiloeiros – meros vendedores, diga-se de passagem –, ocultam as placas dos arrematantes, alegando que agem assim para proteger o consumidor. A artimanha é ilegal, inconstitucional, criminosa e desacredita o sistema de vendas.

Leiloeiros admitem crime: ocultamos as placas!

Leiloeiros ligados a Vicente de Paulo alegam esconder as placas dos veículos para proteger arrematantes que, por sua vez, contam: "sofremos prejuízos!"

Esconder do comprador a placa do veículo beneficia apenas uma pessoa: o leiloeiro desonesto que por meio do artifício criminoso pisoteia as leis que rezam justamente o contrário: a Constituição Federal e o Código de Defesa do Consumidor determinam o direito à informação e ordenam a transparência nas relações de consumo.

Com a desculpa esfarrapada de que querem proteger comitente e arrematante, eles ocultam as placas e passam por cima de leis que dizem justamente o contrário. Vale ressaltar que em lugar algum do mundo ocultar informações do consumidor beneficia a maioria. Ao contrário; favorece apenas pequenas oligarquias que, por meio da fraude, enriquecem ilicitamente.

A versão dos leiloeiros é publicada agora na forma de “Direito de Resposta”, via notificação extrajudicial, porque quando esta repórter conversou com o dono da Vip Leilões e presidente da clandestina Aleibras, Vicente de Paulo usou parte dos 49 minutos da entrevista gravada para, em princípio, tentar comprar esta jornalista oferecendo-lhe dinheiro para esquecer o assunto.

Diante da recusa desta repórter em aceitar a propina, Vicente de Paulo gastou o resto do tempo para tentar convencê-la de que os editais dos leiloeiros é que ditam as regras do negócio na compra de veículos. Pela visão distorcida dele, os editais seriam uma espécie de poder acima de todas as leis brasileiras, incluindo aí a Constituição Federal, Código de Defesa do Consumidor, Código Civil; o próprio Decreto 21.981, de 1932, e as legislações subsequentes.

O presidente da Aleibras, Vicente de Paulo, terminou a entrevista sem apresentar o direito de resposta da associação ilegal que fundou e representa – a versão é publicada agora a pedido. O dono da Vip, a campeã em denúncias de fraudes contra os arrematantes, optou por ameaçar a repórter, ora de expulsão, ora de prisão, enquanto vociferava: “Eu sou muito influente; o Judiciário é a minha casa?!”

Leiloeiros que assinam o Direito de Resposta

Abaixo, os leiloeiros que contestam as denúncias veiculadas na reportagem "Máfia de Leiloeiros se Alastra pelo Brasil". Eles são ligados ao dono da Vip Leilões, Vicente de Paulo, fundador e presidente da ilegal Aleibras - Associação da Leiloaria Oficial do Brasil. O leiloeiro Vicente foi entrevistado, mas gastou a maior parte do tempo tentando subornar esta jornalista com dinheiro e diante da recusa, fazendo-lhe ameaças.

  1. Carlos Adriano Solano dos Santos Pinho (AL)
  2. Célia Maria Campos Cardoso (PA)
  3. César Augusto Aragão Pereira (PE)
  4. Conceição de Maria Costa Lopes (AM)
  5. Cristiane Barros da Mota Balbino (AL)
  6. Erico Lages Soares (PI/SP)
  7. Erico Sobral Soares (CE)
  8. Fábio Gomes Pietoso (RS)
  9. Francisco de Assis Costa Aranha (MA)
  10. Francisco Doege Esteves Filho (RN)

  11. Gustavo Chaves Lages Rebelo (MA)

  12. Josecelli Kildare Fraga Gomes (BA)

  13. José Henrique de Moura Ferro Frazão (MA)

  14. Luciano Resende Rodrigues (PE)

  15. Marina Lima Frazão (MA)

  16. Paulo Mario Lopes Machado (SC)

  17. Roberta Albuquerque (PE)

  18. Roberto Costa Garcia (PE)

  19. Roque André Soares Baroni (RJ)

  20. Rosa Lúcia Lopes Carstens (SC)

  21. Rudival Almeida Gomes Júnior (BA)

  22. Saulo Barbosa Catão Segundo (CE)

  23. Tassiana Menezes (RJ)

  24. Wirna Campos Cardoso (PA)

  • Sobre o autorJornalista Investigativa
  • Publicações43
  • Seguidores46
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações393
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aleibras-age-fora-da-lei-e-exige-respeito/866842939

Informações relacionadas

Edna Santos, Jornalista
Notíciashá 4 anos

Repórter acionada por divulgar fraudes em leilões de veículos

Edna Santos, Jornalista
Notíciashá 5 anos

MP acionará Vip Leilões por danos a consumidores

Edna Santos, Jornalista
Notíciashá 4 anos

Celso Russomanno quer punir leiloeiro fundador da Aleibras

Edna Santos, Jornalista
Notíciashá 3 anos

Palácio dos Leilões segue ludibriando arrematantes de veículos Brasil afora

Edna Santos, Jornalista
Notíciashá 4 anos

Máfia de leiloeiros avança pelo Brasil

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)